Mercado

Confiança da Indústria apresentou estabilidade em agosto, com melhora da expectativa para os próximos meses

Após quatro meses consecutivos com variações de alta, o índice de Confiança da Indústria (ICI) se manteve equilibrado em 101,7 pontos em agosto, influenciado pela queda do indicador de situação atual e o avanço razoável das expectativas.

Segundo a FGV, o mês de agosto foi marcado pela alta em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela sondagem, o que reflete uma estabilidade relativa nas avaliações da situação atual – que recuou 0,1 ponto (registrando 103,6 pontos) e perante as expectativas para os próximos meses, em que o índice variou +0,1 ponto, atingindo 99,8 pontos (o maior patamar desde novembro de 2021.

O economista da fundação, Stéfano Pacini, afirma que o resultado do mês calhou como uma compensação após um período de melhora contínua na demanda e consequente redução dos estoques, e que as perspectivas para o fim do ano permanecem positiva.

Em relação ao Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI), este manteve-se sem variações expressivas, com queda de apenas 0,1 ponto em agosto, passando para 83,3%.

Adaptado GlobalKem | 28 de agosto de 2024

Fonte
FGV IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar