Atividade industrial brasileira recuou 3,8 pontos em maio
Segundo dados disponibilizados hoje pela CNI, a atividade industrial apresentou queda no mês de maio, com recuo na produção, na taxa de emprego industrial e no nível de estoques. Ainda, a fonte indica que o cenário de enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas, têm sido um fator crítico para os resultados.
O índice de evolução da produção industrial caiu 3,8 pontos em maio, atingindo o patamar de 47,4 pontos. Neste sentido, o índice se apresenta abaixo dos 50 pontos, insinuando uma queda na produção e uma retração do cenário industrial.
Apesar do período analisado ser caracterizado por um recuo na atividade industrial, a queda foi mais intensa que o habitual, influenciada pelos dados industriais apresentados pela região Sul, onde o índice atingiu 39,6 pontos.
Em relação a taxa de empregados, a sondagem registrou 49 pontos, também ficando abaixo da linha de 50 pontos em maio. Além disso, seguindo a mesma tendência, o indicador de evolução dos estoque decaiu 1,1 ponto.
Apesar dos resultados apresentados, que também contribuíram para a queda de 1% na utilização da capacidade instalada de maio, as expectativas permanecem positivas para os próximos meses, tendo em vista o avanço nos volumes de exportação, compras de matérias-primas, taxa de empregados e expectativa de demanda.
Adaptado GlobalKem | 20 de junho de 2024