Mercado

A UE aprova condicionalmente a aquisição do negócio de pigmentos da BASF pela DIC

A Comissão Europeia afirma ter aprovado, sob o regulamento de fusões da UE, a proposta de aquisição do negócio mundial de pigmentos da BASF, BASF Colors & Effects, pela DIC Corp. (Tóquio, Japão).

Para responder às preocupações da Comissão em matéria de concorrência, a DIC ofereceu-se para alienar uma instalação de fabricação de pigmentos operada pela sua subsidiária integral Sun Chemical em Bushy Park, Carolina do Sul. A aprovação está condicionada ao cumprimento integral de um pacote de compromissos oferecido pelo DIC, incluindo o desinvestimento do Bushy Park.

A Comissão Europeia afirma que temia que a transação proposta, tal como notificada inicialmente, pudesse reduzir a concorrência no mercado de fornecimento de pigmentos de perileno e quinacridona. O compromisso da DIC de alienar as instalações de Bushy Park, que fabrica uma grande maioria dos pigmentos de perileno e quinacridona da empresa, remove quase inteiramente a sobreposição entre as atividades da DIC e da BASF nos pigmentos relevantes.

Os compromissos garantem que o mesmo número de fornecedores permanecerá ativo nesses mercados e que os clientes manterão o mesmo nível de escolha, afirma a Comissão. O compromisso de desinvestimento da DIC inclui a transferência total da fábrica de Bushy Park, incluindo tecnologia, marcas, equipamentos de fabricação e outros ativos intangíveis, para um fabricante com experiência comprovada na produção de pigmentos, de acordo com a Comissão.

“Os pigmentos são insumos essenciais para muitos produtos de consumo que requerem um processo de coloração, por exemplo, nas cadeias de valor automotivas e de plásticos avançados. Existem apenas alguns produtores alternativos para esses produtos e a combinação de DIC e BASF Colors & Effects arriscava privar os clientes de pigmentos de alta qualidade. Essa fusão é aprovada com a condição de que as empresas alienem a principal fábrica de pigmentos da DIC, preservando assim a concorrência efetiva no mercado ”, disse Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão.

BASF Colors & Effects e DIC são líderes de mercado na produção e venda de pigmentos e outros corantes, e os dois principais fornecedores de perilenos e pigmentos de quinacridona em todo o mundo, diz a Comissão. A DIC atua principalmente em pigmentos e corantes por meio da Sun Chemical, afirma a Comissão.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar