MercadoNotícias

Indústria de produtos de papel está entre os dez setores mais confiantes

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) por setor, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado recentemente, apontou que a área de celulose, papel e produtos de papel está entre as dez mais confiantes, na 8ª colocação.

A indústria de embalagens de papelão, por exemplo, vem registrando constantes resultados positivos, impulsionados, principalmente, pelo e-commerce. Em 2021, o comércio eletrônico evoluiu 19% e, no atual ano, pode avançar mais de 12%, segundo projeções da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Na Mazurky, indústria de embalagens instalada na Grande São Paulo, o e-commerce foi fator de destaque no crescimento real da fábrica de, aproximadamente, 40% em 2021. O cenário favorável estimulou o investimento em novas tecnologias para, além de otimizar a produção já exercida, ampliar os mercados de atuação da empresa. A Mazurky adquiriu máquina digital Single Pass de grande porte, importada da Europa, para impressão UV em chapas de papelão ondulado, papel cartão e polipropileno ondulado, sendo a primeira fábrica brasileira do ramo a contar com o equipamento.

Com a aquisição, a Mazurky passa a atuar não somente com a produção de embalagens, mas também no setor gráfico e de comunicação visual.

A expansão da Mazurky envolve, ainda, a mudança da fábrica para outro galpão – na cidade de Mauá, com maior estrutura. A nova planta da empresa, com o dobro do tamanho da atual e onde o novo equipamento começará a ser instalado no dia 5 de abril, fica ao lado do Rodoanel, com 12.500 m² de terreno, 8.500 m² de área construída e área fabril de 6.800 m².

“O comércio eletrônico exige que os produtos vendidos cheguem aos consumidores em embalagens de papelão, o que impulsiona os fabricantes de embalagens. Diante disso, estamos fazendo investimentos para poder atender às necessidades desse padrão de consumo e expandir os nichos, pois há uma demanda que nem o próprio mercado sabe que tem e que, até agora, ninguém era capaz de absorvê-la”, fala o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz.

O empresário ressalta que essa nova tecnologia chega para reinventar as embalagens existentes no Brasil e abre, ainda, oportunidades no mercado de trabalho, com a previsão de contratação de mais profissionais. “As possibilidades são imensas e estamos nos preparando também na área comercial, desenvolvimento, produção, inclusive com reforço de profissionais especializados, para aproveitar as novas oportunidades de negócio que serão geradas”, conclui.

Fonte
Jornal Dia Dia
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar