Ícone do site GlobalKem

Venezuela carrega navios iranianos com alumina

Fonte da Imagem: Freepik

Um navio de bandeira iraniana carregou uma carga de alumina na Venezuela este mês após entregar suprimentos para um supermercado iraniano no país sul-americano, disseram três fontes familiarizadas com o carregamento, no último sinal de estreitamento de relações entre as nações sancionadas pelos EUA.

A Reuters não conseguiu determinar quem era o cliente da carga de alumina, nem para onde se destinava. O Golsan, um navio de carga geral com capacidade para transportar 22.882 toneladas, está navegando para leste através do Oceano Atlântico, mas ainda sinaliza seu destino como o porto de La Guaira na Venezuela, segundo dados da Refinitiv Eikon.

O navio é propriedade da Mosakhar Darya Shipping Co e administrado por Rahbaran Omid Darya, ambas empresas sediadas em Teerã, bloqueadas em novembro de 2018 quando a administração Trump impôs sanções a centenas de empresas bancárias e marítimas iranianas quando se retirou de um acordo nuclear multilateral.

Nem o ministério da informação da Venezuela, nem a missão do Irã nas Nações Unidas responderam aos pedidos de comentários sobre o carregamento.

Os dois países da OPEP aumentaram seus laços comerciais nos últimos meses, à medida que as sanções dos EUA pressionavam suas economias. O Irã enviou à Venezuela cinco tanques de combustível em abril para ajudar a resolver a paralisante escassez de gasolina e transportou equipamentos para ajudar a reiniciar a produção no maior complexo de refino de petróleo da Venezuela.

Autoridades em Caracas e Teerã não especificaram como a Venezuela pagou pelos embarques de combustível ou pelo equipamento da refinaria. Autoridades americanas disseram que o governo do presidente socialista da Venezuela, Nicolas Maduro, está pagando com ouro.

Os crescentes laços econômicos entre o Irã e a Venezuela irritaram Washington, que busca expulsar Maduro e frustrar as ambições nucleares do Irã.

O governo Trump apreendeu neste mês cargas de combustível a bordo de quatro navios-tanque com destino à Venezuela e sancionou uma empresa chinesa que auxiliava a Mahan Air, a companhia aérea iraniana que conduzia o transporte aéreo de equipamentos da refinaria para a Venezuela.

A alumina é um pó refinado da bauxita, um material fundamental para a fabricação do alumínio. O Irã produz há anos pó de alumínio para uso em seu programa de mísseis em uma instalação secreta criada pelo Corpo de Guarda Revolucionário Islâmico de elite, informou a Reuters em junho, citando um ex-funcionário do governo iraniano e documentos relacionados à instalação.

Sair da versão mobile