DemandaMercado

Paralisação produtiva da empresa chinesa Chenming tem aberto mais espaço para produtoras nacionais no mercado de celulose

O mercado global de celulose enfrenta um período de oferta restrita, impulsionado por estoques reduzidos e a queda de produção da fabricante chinesa Chenming, o que tem gerado um aumento na demanda pelo insumo. Esse cenário, apesar de beneficiar produtores como a Suzano, pode impactar o mercado de soda cáustica, utilizada no processo de produção de celulose.

Na última quarta-feira (12), a Suzano divulgou o relatório de desempenho referente ao quarto trimestre de 2024, onde reportou um salto de 44% no seu Ebitda do período e destacou que os problemas na produção da Chenming criaram uma demanda adicional de 200 mil toneladas de celulose na região. Além disso, por conta dos portos chineses estarem operando com estoques baixos, as produtoras nacionais tem acelerado a produção para suprimento desta lacuna.

A Chenming, que enfrenta dificuldades financeiras, suspendeu cerca de 72% de sua capacidade produtiva em novembro para conter prejuízos, mas tem anunciado retomadas graduais. No entanto, enquanto essa recuperação não se concretiza plenamente, há um aumento pontual na demanda por celulose.

De acordo com Leonardo Grimaldi, vice-presidente de celulose da Suzano, esse cenário de oferta apertada é temporário, mas a empresa já implementou reajustes nos preços da celulose em janeiro e novos aumentos estão sendo aplicados em fevereiro. Ainda, o presidente-executivo da Suzano, Beto Abreu, afirmou que a companhia enxerga um “momento favorável para preços”.

O aumento na produção para suprir a demanda da Chenming pode intensificar o consumo de soda cáustica, fundamental no branqueamento da celulose, movimentando o mercado da commoditie ao longo das próximas semanas.

Autoral GlobalKem | 13 de fevereiro de 2025

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar