O retorno das atividades industriais chinesas tem sustentado as negociações do Minério de Ferro em patamares mais altos, trazendo maiores especulações acerca do aumento do consumo de aço para o setor de construção nos próximos meses. Neste contexto, os preços futuros do minério de ferro subiram 1,43% na bolsa de Dalian da China, fechando em 813,5 iuanes (US$ 112,48) a tonelada.
No cenário chinês, o retorno da demanda por minério de ferro no país tem contribuído para o aumento observado nos preços, dada a importância da China como maior consumidora mundial do insumo.
Em contrapartida, os aumentos observados são relevantes para a economia brasileira, tendo em vista que o país participa significativamente no mercado global deste insumo essencial para a produção de Aço.
O aumento das atividades industriais e da demanda chinesa por minério de ferro para o setor da construção deve continuar impulsionando os preços a patamares mais elevados, o que tende a proporcionar um impulso adicional à economia brasileira e às importações da commodity com origem no país. Ainda, o mercado de insumos industriais como a Soda Cáustica – utilizada para a produção de aço – e a Cal – utilizada para construção, também deve se aquecer ao longo do cenário ascendente da metalurgia e da construção civil.
Adaptado GlobalKem | 10 de abril de 2024