O mercado estadunidense de Polietileno registrou preços estáveis na segunda quinzena de dezembro, sustentados pela demanda consistente e maiores custos de produção, com o recente aumento nos preços do etileno, principal matéria-prima, dado o aumento das tarifas de frete.
Embora dezembro seja tradicionalmente mais lento para vendas domésticas, a demanda spot se manteve firme no mercado, com compradores aproveitando promoções de fim de ano. Além disso, para reduzir estoques excedentes, os produtores têm oferecido preços competitivos, impulsionando o comércio nos mercados doméstico e de exportação.
O aumento dos preços do petróleo bruto, impulsionado por incertezas geopolíticas como possíveis sanções adicionais à Rússia e ao Irã, também pressionou o comportamento dos custos do Polietileno na região.
Ainda, o aumento das tarifas de transporte da Ásia Oriental e da China para a Costa Leste dos EUA, devido à antecipação de envios por receios de uma possível greve nos portos e aumento de tarifas sob a nova administração, podem mudar o comportamento dos preços no mercado.
Autoral GlobalKem | 29 de dezembro de 2024