
Na Ásia, a demanda pela Soda Cáustica pelo setor de alumina registrou maiores movimentações ao final de janeiro, direcionadas pelo comissionamento de novas unidades produtivas na China e na Indonésia, fator que, associado a redução na oferta de Soda durante os feriados do Ano Novo Lunar, contribuiu para alta dos preços do insumo entre dezembro e janeiro.
Na última semana, o preço da Soda Cáustica registrou um aumento de 10% na região do Golfo dos Estados Unidos, após ter atingido cerca de US$ 400/t na segunda semana de fevereiro. A alta veio como reflexo do cenário climático mais crítico que se mantém no país. Além disso, o aumento nos custos do cloro e redução nos estoques de PVC também contribuíram para o cenário de alta.
Em janeiro, o preço médio de importação da Soda Cáustica Solução registrou queda de 18% em relação ao mês de dezembro, reflexo da queda nos preços da matéria-prima internacional registrada entre o período. No mesmo comparativo, o volume importado apresentou queda de 29,3%. Os Estados Unidos seguiram como a principal origem do insumo para o Brasil, representando 97,3% do total.
Autoral GlobalKem | 27 de fevereiro de 2025