O setor automobilístico chinês manteve um ritmo de expansão em outubro, refletindo a melhora nas operações econômicas do país com o impacto das recentes políticas pró-crescimento.Segundo dados divulgados na última segunda-feira (11) pela Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM), as vendas de automóveis subiram 7% em relação ao ano anterior, totalizando 3,05 milhões de unidades.
No acumulado de janeiro a outubro, as vendas alcançaram mais de 24,6 milhões de veículos, o que representa um aumento de 2,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. A produção automotiva também registrou avanço, com um crescimento anual de 3,6%, atingindo cerca de 3 milhões de unidades produzidas em outubro.
O segmento de veículos de nova energia (NEVs), que inclui carros elétricos e híbridos, destacou-se no mês com um aumento expressivo na produção e nas vendas. A fabricação de NEVs cresceu 48% em relação ao ano anterior, alcançando 1,46 milhão de unidades em outubro, enquanto as vendas subiram 49,6%, totalizando 1,43 milhão de unidades.
As exportações de automóveis chineses também apresentaram um avanço robusto, com 542.000 unidades exportadas em outubro, representando um aumento de 11,1% em comparação ao ano passado. No acumulado do ano, o volume de exportações do setor automobilístico chinês chegou a 4,86 milhões de unidades, mostrando o crescimento contínuo e a competitividade da China no mercado global de automóveis.
O crescimento da produção e venda dos veículos indica uma demanda mais acelerada no país, especialmente por veículos de nova energia. Sendo assim, a demanda e o mercado de insumos utilizados para fabricação de painéis, revestimentos internos e sistemas de isolamento poderão ser influenciados, como é o caso do mercado de Polietileno e Polipropileno. Além disso, a produção de baterias, principalmente de lítio e fosfato de ferro, poderá movimentar o mercado de Enxofre e Ácido Fosfórico.
Adaptado GlobalKem | 14 de novembro de 2024