Demanda

Celulose bate recorde de exportação no primeiro trimestre

As exportações por via marítima bateram recorde no primeiro trimestre deste ano, com 164,1 milhões de toneladas, o que representa crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi realizado pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e disponibilizado no DATaPort, banco de dados do setor a partir de informações oficiais. O montante corresponde a R$ 67,2 bilhões, um aumento de 4,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento do DATaPort, realizado com base em informações do Portal do Comércio Exterior do Brasil, China, Estados Unidos, Malásia, Holanda e Japão lideraram o ranking dos maiores destinos das exportações, respectivamente.

Esse aumento das exportações teve a contribuição do desempenho da celulose, que, depois de destacar o Brasil como o maior exportador da mercadoria em 2022, mantém sequência de recordes. No primeiro trimestre deste ano, alcançou sua maior quantidade exportada na história, em comparação com o mesmo período de anos anteriores. Foram 5 milhões de toneladas exportadas, o que representa salto de 17,5% em relação ao período passado. Equivale a US$ 2,3 bilhões, aumento expressivo de 33,6%.

A Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, em acordo com a empresa de navegação Cosco prevê a construção de mais 17 embarcações para o transporte de material celulósico e futuras colaborações com a própria Cosco e a China Paper Company, grandes players do mercado chinês, principal parceiro do Brasil no comércio de celulose.

O aumento das exportações de celulose, ocasiona na maior produção desse insumo no mercado brasileiro e, por consequência, o consumo de químicos industriais, como soda cáustica, ácido sulfúrico e cal, também se eleva.

Fonte
Portos e Navios
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar