DemandaMercado

Biden proíbe novas explorações de petróleo e gás em áreas oceânicas dos Estados Unidos

Na última segunda-feira (06), o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proibiu novas explorações de petróleo e gás em uma longa faixa de águas costeiras do país, contrariando uma das propostas de Trump, presidente eleito que assumirá o cargo em 20 de janeiro, de avançar na exploração destas commodities ao longo do seu novo mandato.

A faixa determinada abrange toda a costa atlântica e o leste do Golfo do México, as costas do Pacífico ao longo da Califórnia, Oregon e Washington, além de uma parte do Mar de Bering no Alasca. Neste sentido, mais de 253 milhões de hectares de águas serão protegidos.

Joe Biden tomou esta medida em meio à Lei de Terras da Plataforma Continental Exterior de 1953, que confere ao governo federal autoridade sobre a exploração dos recursos marítimos.

A preservação das bacias oceânicas pode ser considerada uma vitória sob o olhar sustentável e das entidades de proteção ambiental. No entanto, em termos econômicos, a proibição impede que os insumos sejam produzidos em maiores volumes, mantendo exclusivamente a oferta atual para atendimento do mercado mesmo em período de maior demanda.

Vale ressaltar que, a falta de novas perfurações poderá evitar quedas nos custos energéticos no país no médio prazo, afetando os preços de insumos dependentes, como a Soda Cáustica.

Adaptado GlobalKem | 09 de janeiro de 2025

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar