DemandaMercado

Baixa demanda interna afetou os preços ao consumidor chinês ao longo de 2024  

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (09) pelo Escritório Nacional de Estatísticas, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China permaneceu praticamente estável em 2024, com variação de apenas 0,2% quando comparado ao ano de 2023.

Ainda em meio a um ano com fraca demanda doméstica, o índice de preços ao consumidor (PPI, na sigla em inglês) registrou queda de 2,2% no mesmo período comparativo, refletindo o comportamento retraído dos consumidores.

O mercado chinês tem sido afetado pelo cenário de insegurança no emprego, uma contínua retração do setor imobiliário, além de dívida e especulações quanto ao estabelecimento de tarifas durante o noivo mandato do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Vale ressaltar que, mesmo em meio às adversidades, Pequim forneceu estímulos ao longo de todo o ano na tentativa de estimular o crescimento do mercado do país.

A liderança máxima da China, em uma fala de dezembro, prometeu que implementaria uma política fiscal mais proativa, adotando uma política monetária “moderadamente flexível” em 2025, sendo a primeira vez que esse termo é usado desde 2008. Neste sentido, apesar da China não ter divulgado o valor adicional dos subsídios para 2025, ainda se espera um aumento em relação aos 35 bilhões de 2024.

Adaptado GlobalKem | 09 de janeiro de 2025

Fonte
InfoMoney
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar