MercadoNotícias

Consumo de energia elétrica sobe 1,2% em maio, segundo CCEE

O consumo de energia elétrica no Brasil segue em ritmo de crescimento e, pelo quarto mês consecutivo, apresentou alta na comparação com 2021. O volume consumido no país em maio alcançou os 63.169 megawatts médios, cerca de 1,2% a mais do que no ano passado, segundo dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

O avanço tem sido motivado principalmente pelos setores da indústria e as grandes empresas, que compram energia no mercado livre. O resultado cresceu 5,8% no comparativo anual, o que levou o segmento a representar quase 37% do total consumido no país. 

Já no mercado regulado, que consumiu pouco mais de 40 mil megawatts médios, houve uma redução de 1,3% frente a maio de 2021. O ambiente, no qual as pequenas e médias empresas e as residências compram energia por meio das distribuidoras, foi muito afetado pela queda das temperaturas em boa parte do Brasil a partir da segunda quinzena do mês, incomum para este período do ano.

A CCEE monitora o consumo de energia elétrica em 15 setores da economia que contratam seu fornecimento no ambiente livre. Mesmo desconsiderando a migração de cargas, o segmento de Madeira, Papel e Celulose teria apresentado a maior alta em maio, de 20,6% na comparação anual, seguido por Serviços (12,8%) e Bebidas (7,8%). As maiores baixas foram registradas pela indústria Têxtil (-1,7%), o Comércio (-1,7%) e Químicos (-2,1%).

A geração de energia nas usinas hidrelétricas avançou 11,1% na comparação com 2021, resultado do cenário hidrológico mais favorável. Consequentemente, o despacho de termelétricas foi menor e esse tipo de fonte recuou 37,2%. Destaque para a geração solar fotovoltaica, que segue em ritmo de crescimento, com avanço de 52,6% em maio. Já as eólicas avançaram 10,5%.

Fonte
CCEE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar