MercadoNotícias

Carga de energia deve crescer 0,7% em junho

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta, segundo o boletim do Programa Mensal de Operação referente à semana de 28 de maio a 3 de junho, um incremento na carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) de 0,7%, devendo alcançar 67.218 MW médios, em comparação ao mês de junho do ano passado. O índice positivo é esperado em todas as regiões. A região Sudeste/Centro-Oeste apresentará aumento de 0,1%, com o total de 38.256 MW médios. O Sul tem ascensão prevista de 0,3%, com 11.673 MW médios, enquanto o Norte tem uma variação de mais 1,5%, com 6.041 MW médios, no comparativo anual. O maior aumento de carga esperado, entre os subsistemas, é no Nordeste, com a previsão de avanço de 3,0% e 11.248 MW médios.

Para o fim de junho, mesmo já estando no período seco, o nível dos reservatórios de três subsistemas estará próximo a 100%. O Norte deve chegar a 99,1% de capacidade de armazenamento no dia 30 de junho. Na mesma data, espera-se o Sul em 93,9% e o Nordeste em 92%. A reserva estimada no subsistema Sudeste/Centro-Oeste será de 66,1%.

O ONS prevê também maiores índices de afluências – chuva que cai nos reservatórios das usinas – em relação à previsão do informativo anterior. No Sul, o volume previsto de água segue superior à média e deve atingir 190% da Média de Longo Termo (MLT). No Norte, a MLT deverá ser de 76%, enquanto no Sudeste/Centro-Oeste de 72% da MLT. Já na região Nordeste estima-se 63% da MLT. Deve ocorrer precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, Tietê e no trecho incremental a UHE Itaipu. Nas bacias hidrográficas da região Norte, a condição prevista é de pancadas de chuva em pontos isolados. A estimativa para o próximo mês indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para os subsistemas Sudeste, Nordeste e Norte e acima da média histórica para o Sul.

O PMO informa ainda que o Custo Marginal de Operação (CMO), em todos os quatro subsistemas do SIN, deverá diminuir. A redução esperada é de 6,57%, saindo de R$ 42,28/MWh para R$ 39,50/MWh, com valores equalizados em todas as regiões.

Fonte
ONS
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar