MercadoNotícias

Calor extremo está atingindo as três maiores economias do mundo de uma só vez

Estimar o quão catastrófica a mudança climática será para a economia global provou ser um desafio histórico . Mas neste verão, é cada vez mais evidente a rapidez com que os custos podem se acumular.

As condições extremas de calor e seca estão atingindo os Estados Unidos, Europa e China, agravando os problemas para trabalhadores e empresas em um momento em que o crescimento econômico já está desacelerando acentuadamente e aumentando a pressão de alta sobre os preços.

Na província chinesa de Sichuan, todas as fábricas foram fechadas por seis dias para economizar energia. Navios que transportam carvão e produtos químicos estão lutando para fazer suas viagens habituais ao longo do rio Reno, na Alemanha. E as pessoas que vivem na costa oeste dos Estados Unidos foram solicitadas a usar menos eletricidade à medida que as temperaturas sobem.

A extensão da situação depende de quanto tempo duram as ondas de calor e a falta de chuva. Mas em países como a Alemanha, especialistas alertam que há pouco alívio à vista e as empresas estão se preparando para o pior.

Não é apenas o Reno. Em todo o mundo, os rios que sustentam o crescimento global – o Yangtze, o Danúbio e o Colorado – estão secando, impedindo o movimento de mercadorias, atrapalhando os sistemas de irrigação e dificultando a refrigeração de usinas e fábricas.

Ao mesmo tempo, o calor escaldante está prejudicando as redes de transporte, sobrecarregando o fornecimento de energia e prejudicando a produtividade dos trabalhadores.

Fonte
CNN
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar