Mercado

Wacker vai expandir a produção de polímeros com silanos terminais

A Wacker deve iniciar a construção de uma nova linha de produção de polímeros com silanos terminais em sua unidade em Nunchritz, Alemanha, este ano, disse a empresa.

Esses polímeros híbridos são usados ​​como aglutinantes para a formulação de adesivos e selantes de alta qualidade, sistemas de impermeabilização de líquidos e adesivos para pisos de madeira ecológicos, entre outras aplicações. O investimento orçado para o projeto de construção está na faixa média de dois dígitos de milhões. A linha de produção entrará em operação em 2022. A Wacker pretende expandir significativamente suas capacidades de produção de polímeros híbridos e fortalecer ainda mais seu foco em produtos químicos especiais com este investimento.

Por mais de quinze anos, a Wacker fabrica polímeros com silanos terminais em sua unidade de produção em Burghausen, Alemanha. Desde então, o negócio de polímeros híbridos experimentou um crescimento robusto, a empresa agora é considerada a segunda maior fabricante de ligantes com silanos terminais para adesivos e selantes. “Dado o óbvio aumento na demanda por esses produtos, expandir nossa capacidade de produção de polímeros híbridos foi uma decisão lógica”, disse o membro do Conselho Executivo Auguste Willems.

O local para a expansão da capacidade foi selecionado com base no acesso ao mercado, disponibilidade de matérias-primas críticas e, mais importante, aspectos de tecnologia de produção. “Temos espaço para uma linha de produção totalmente integrada em Nunchritz, que podemos até expandir, caso haja necessidade”, observou Willems.

Os polímeros híbridos estão entre os campos de crescimento mais importantes para os SILICONES WACKER atualmente. “Nossos inovadores silanos baseados em tecnologia alfa são usados ​​no processo de fabricação”, diz Robert Gnann, que chefia a divisão de negócios de silicones da empresa. “Os polímeros híbridos têm um perfil de propriedade único. É por isso que eles são usados ​​para formular adesivos e selantes de alta qualidade e desempenho. A WACKER estabeleceu um ponto de venda único em todo o mundo com sua tecnologia alfa-silano.”

Os polímeros modificados com silano permitem a fabricação de adesivos ecológicos. “O aspecto da sustentabilidade também ganha força com a formulação de adesivos e selantes. Isso é o que atrai fabricantes e clientes”, diz Gnann. “A tecnologia alfa-silano nos permite desenvolver ligantes personalizados para uma variedade excepcionalmente ampla de adesivos e aplicações. A demanda por esses tipos de adesivos continuará a aumentar nos próximos anos.”

A Wacker produz polímeros modificados com silano desde 2005. As aplicações para polímeros híbridos, que a empresa comercializou globalmente sob a marca GENIOSIL, incluem adesivos e selantes, bem como adesivos para construção, montagem e pisos de madeira. As propriedades do produto, como dureza, elasticidade e resistência à tração, podem ser variadas de maneira direcionada com ligantes híbridos e adaptadas a requisitos especiais para aplicações de adesivos ou selantes. Além disso, outros polímeros híbridos desenvolvidos em um processo patenteado abrem inúmeras novas áreas de aplicação. Isso inclui membranas de vedação impermeáveis ​​para telhados planos e varandas, por um lado, e adesivos extremamente fortes, argamassas de argamassa, compostos para enchimento de rachaduras, tintas e revestimentos resistentes ao desgaste para pisos de concreto, por outro.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar