Mercado

Refinarias de petróleo fecham enquanto a indústria de energia do Texas sofre um congelamento profundo

Um congelamento profundo em todo o Texas afetou a indústria de energia no maior estado produtor de petróleo dos EUA, fechando refinarias de petróleo e forçando restrições dos operadores de gasodutos de gás natural.

A onda de frio levou a operadora da rede elétrica do estado a impor apagões rotativos, enquanto o presidente Joe Biden declarou uma emergência na segunda-feira, desbloqueando a assistência federal ao Texas.

O Texas produz cerca de 4,6 MMbpd de petróleo e abriga algumas das maiores refinarias do país, espalhadas por toda a costa do Golfo. Em Midland, coração da região de xisto do Permian dos Estados Unidos, as temperaturas estavam em um dígito Fahrenheit.

A Motiva Enterprises disse que estava fechando seu complexo de Port Arthur, Texas, que inclui sua refinaria de 607.000 bpd, a maior dos Estados Unidos.

A Exxon também começou a fechar sua refinaria de 369.024 bpd em Beaumont, Texas, enquanto sua instalação de Baton Rouge na Louisiana passava por problemas operacionais.

A Citgo Petroleum Corp. disse que algumas unidades em sua refinaria de 167.500 bpd em Corpus Christi, Texas, estão sendo fechadas. Fontes familiarizadas com as operações da planta disseram anteriormente que a unidade de destilação de petróleo, um reformador e um hidrotratador foram fechados por causa do clima frio na refinaria, com todas as outras unidades também sendo desligadas.

A onda de frio também forçou a refinaria de 263.776 bpd de Lyondell Basell em Houston a operar com produção mínima e fechar a maioria das unidades da planta de Galveston Bay de 585.000 bpd em Marathon.

“Também estamos recebendo relatórios de quedas de energia em todo o Permian, que devem continuar se o sistema climático atual persistir. Isso pode resultar em paralisações de produção intermitentes, com um impacto moderado na produção de petróleo do Permian esperado em fevereiro ”, disse o chefe de mercados de petróleo da Rystad Energy, Bjornar Tonhaugen, em uma nota.

A distribuição de energia foi paralisada em grandes partes dos Estados Unidos.

A Natural Gas Pipeline Co. da Kinder Morgan relatou restrições de capacidade em vários locais em seu sistema de dutos, enquanto a Enable Gas Transmission disse que estava tomando medidas para garantir o fornecimento adequado para os clientes.

A operadora de oleoduto Enbridge disse na segunda-feira que um oleoduto de 585.000 bpd que vai de seu terminal perto de Pontiac, Illinois, fora de Chicago, até o maior centro de armazenamento de petróleo dos EUA em Cushing, Oklahoma, foi interrompido por causa de cortes de energia. “As equipes estão trabalhando com fornecedores de serviços de eletricidade para restaurar a energia da Linha 59”, (como o gasoduto é chamado), disse o porta-voz da Enbridge, Michael Barnes. “A falha de energia é devido à tempestade de inverno que os EUA estão enfrentando.”

As condições climáticas geladas também levaram os terminais públicos de Port Houston a interromper as operações dos navios de domingo à noite a segunda-feira.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar