Mercado

Produção de etileno dos EUA é afetada por furacão

A maioria das instalações de produção de produtos químicos na região entre Beaumont-Port Arthur, Texas, e Lake Charles, Louisiana, foram fechadas em preparação para o furacão Laura, que estava previsto para chegar perto da fronteira Texas-Louisiana na noite de quarta-feira ou no início da quinta-feira passada, relatou a Chemweek com referência a um boletim publicado esta tarde pela IHS Markit.

Vários crackers de olefina e unidades de polímero derivado associadas foram fechados, assim como cerca de 2,5 milhões de barris/dia de capacidade de refino.

Cerca de 10% da capacidade de eteno dos EUA já estava desligada antes da formação do furacão, e outros 29% estão sendo desligados. As unidades incluídas são da BASF/Total em Port Arthur; CPChem em Port Arthur; Dow em Orange, Texas; ExxonMobil em Beaumont; FPC em Point Comfort, Texas; Indorama em Westlake, Louisiana e Port Neches, Texas; Ineos em Chocolate Bayou, Texas; LACC em Lake Charles; Motiva em Port Arthur; Sasol em Westlake, Louisiana; e Westlake em Sulphur, Louisiana.

“Os estoques de eteno estavam oscilando acima da média de 5 anos antes desse evento. Então, embora a oferta possa ser reduzida no curto prazo devido à quantidade de capacidade agora desligada, com várias fábricas de derivados também fechadas, o saldo deve ser administrável”, afirma IHS Markit. “É claro que isso dependerá da gravidade do furacão e das inspeções de segurança pós-furacão.”

Uma série de capacidade derivada associada também está sendo encerrada, incluindo 46% da capacidade de polietileno de alta densidade (HDPE), 31% da capacidade de polietileno de baixa densidade linear (LLDPE) dos e 29% de polietileno de baixa densidade (LDPE) dos EUA.

A jusante, 40% da capacidade de polipropileno (PP) dos EUA está sendo fechada.

“Os estoques de PE e PP estavam em níveis baixos de estoque antes da tempestade, então o furacão Laura deve colocar mais pressão no fornecimento do mercado no curto prazo”, observa o boletim. “Já um produtor de resina declarou força maior para produtos de PE e PP como resultado do furacão.”

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar