Mercado

Produção das refinarias chinesas atinge novo pico mensal em julho

A produção das refinarias da China aumentou 12% em julho em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo o maior nível já registrado em 2020, com várias das principais usinas estatais retomando as operações após revisões de manutenção.

A China processou 59,56 milhões de toneladas de petróleo bruto no mês passado, segundo dados divulgados pelo National Bureau of Statistics (NBS) na sexta-feira, o equivalente a cerca de 14,03 milhões de barris por dia (bpd).

A produção nos primeiros sete meses totalizou 378,65 milhões de toneladas, ou cerca de 12,98 milhões de bpd, um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Duas das principais plantas da Sinopec Corp – Zhenhai e Tianjin – e a planta de Dalian da PetroChina retomaram a produção após ficarem fora de linha por alguns meses.

Mas a alta produção ocorreu em meio à desaceleração da demanda por diesel e gasolina, já que severas inundações atingiram as províncias ao longo do curso médio e inferior do rio Yangtze durante grande parte de julho, elevando estoques e sinalizando cortes potenciais no processamento de combustível ao longo da linha.

As taxas de operação em refinarias independentes em toda a China já caíram para cerca de 70% esta semana, de quase 80% no mês passado, de acordo com a consultoria Longzhong.

“Os estoques estavam muito altos, perto dos níveis mais altos observados em fevereiro, quando o país foi mais atingido pela COVID-19, já que as enchentes paralisaram o tráfego rodoviário e desaceleraram a construção”, disse Wang Zhao, analista sênior do Sublime Information Group, antes da divulgação dos dados.

Os dados do NBS também mostraram que a produção doméstica de petróleo bruto da China cresceu 0,6% no mês passado em comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 16,46 milhões de toneladas, ou 3,88 milhões de bpd. A produção no período de janeiro a julho atingiu 113,5 milhões de toneladas, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Enquanto isso, a produção de gás natural cresceu 4,8% no mês passado em relação ao ano anterior para 14,2 bilhões de metros cúbicos (bcm), e a produção nos primeiros sete meses do ano subiu 9,5% para 108,3 bcm.

Fonte
HCP
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar