Mercado

Nova planta de polímeros começa a ser construída na Rússia

Um canteiro de obras na região de Amur viu o afundamento da primeira pilha de teste na fundação do Amur Gas Chemical Complex, uma instalação que se tornará um dos maiores e mais avançados produtores mundiais de polímeros básicos. A cerimônia oficial foi realizada online e contou com a presença de vídeo-conferência de Mikhail Mishustin, Primeiro-Ministro da Federação Russa, ministros relevantes, Vasily Orlov, Governador da Região de Amur, Dmitry Konov, Presidente do Conselho de Administração da SIBUR Holding, e outros representantes de autoridades governamentais, da Empresa e de seus parceiros.

O projeto Amur GCC prevê a construção de uma instalação de produção de polímero básico com uma capacidade total de 2,7 mtpa (2,3 mtpa de polietileno e 400 ktpa de polipropileno). A instalação contará com uma única e a maior unidade de craqueamento do mundo para o primeiro estágio de processamento da matéria-prima recebida.

O Amur GCC será lançado em sincronia com o ramp-up gradual da planta de processamento de gás da Gazprom até sua capacidade total, para que esta última possa fornecer etano e GLP para o Amur GCC para processamento em produtos de alto valor agregado. A conclusão da construção e comissionamento está programada para 2024–2025. Uma vez em operação, o Amur GCC dará um grande impulso ao crescimento das exportações de não commodities, já que a capacidade de produção de polímero do Amur GCC é 1,35 vezes maior do que o total das exportações de polímero em 2019.

Espera-se que a Sinopec da China, a maior empresa petroquímica do mundo, se torne parceira da SIBUR neste projeto. Como líder nacional da indústria de processamento de petróleo e gás, a Sinopec possui uma extensa rede de distribuição na China para produtos de petróleo e gás de vários níveis de processamento. Este país continua sendo o principal impulsionador do crescimento do consumo global de polímeros e é um mercado-alvo para Amur GCC.

“Este é um dos maiores projetos de investimento na Rússia que traz benefícios estratégicos para a indústria do gás e para o país em geral. Em um curto espaço de tempo, a região de Amur, na Rússia, verá a abertura de uma fábrica gigante com as mais avançadas técnicas de produção baseadas em tecnologias modernas de TI e telecomunicações. O lançamento dessas tecnologias é um investimento no futuro. Estamos traçando novos caminhos de crescimento para a região de Amur, impulsionando a economia local. Estou confiante de que o projeto criará milhares de empregos de alta tecnologia e impulsionará o desenvolvimento da infraestrutura de transporte e social na região. Isso não só vai impulsionar a economia, mas vai tornar a vida das pessoas neste lindo lugar mais confortável”, disse Vasily Orlov.

Fonte
HCP
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar