Mercado

LyondellBasell e Sasol fecham um acordo conjunto de planta de polietileno

A empresa LyondellBasell (LYB, EUA) e Sasol (a SSL, África do Sul) anunciaram o fechamento do negócio para estabelecer uma joint venture para a produção de polietileno (JV) em Louisiana (EUA) após o recebimento das aprovações regulamentares necessárias e dos acionistas .

A joint venture 50/50 inclui uma unidade de craqueamento de etano de 1,5 milhão de toneladas, plantas para a produção de polietileno de baixa densidade (LDPE) e polietileno linear de baixa densidade (LLDPE) com capacidade de 0,9 milhão de toneladas, bem como infraestrutura relacionada. produzir polímeros a partir do nome de dois acionistas.

De acordo com os termos do acordo, a LyondellBasell comprou a participação da Sasol por $ 2 bilhões e administrará três ativos em nome da JV e venderá polietileno em nome de dois acionistas. Os cerca de 400 funcionários da Sasol Lake Charles que apoiam diretamente os ativos da JV são agora funcionários da LyondellBasell.

“Essa joint venture é parte de nossa abordagem para desenvolver nosso negócio principal, permitindo que a empresa se beneficie de melhores condições econômicas”, disse Bob Patel, CEO da LyondellBasell.

“Esta transação está acelerando a transformação do nosso negócio de produtos químicos em produtos químicos especiais”, disse Fleetwood Grobler, Presidente e CEO da Sasol. “Estamos orgulhosos dos ativos globais que construímos no sudoeste da Louisiana e esperamos trabalhar com a LyondellBasell para realizar todo o seu potencial e criar valor para todos os nossos acionistas. Também transmitimos nossos melhores votos e agradecimentos aos nossos colegas que estão se mudando para a LyondellBasell para gerenciar os ativos da joint venture.”

O estabelecimento desta JV com a Sasol está em linha com a estratégia da LyondellBasell de investir em ativos de alta qualidade em mercados emergentes ou regiões com matérias-primas favoráveis. Em setembro de 2020, a LyondellBasell formou uma joint venture 50/50 com o Liaoning Bora Enterprise Group da China para lançar e operar um grande novo complexo petroquímico no nordeste da China.

Em conjunto, a joint venture entre a Bora e a Sasol é equivalente à capacidade total e aos benefícios financeiros imediatos de um novo complexo operacional global de cracking integrado. Esta transação é um passo importante para a Sasol na realização dos objetivos financeiros e estratégicos para a criação da Future Sasol.

Fonte
Plast Info
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar