Mercado

Lucro líquido da Basf cresce 93% no 1º trimestre de 2021, para US$ 2,08 bilhões

A companhia alemã de produtos químicos Basf informou, nesta quinta-feira, que teve lucro líquido de 1,718 bilhão de euros (US$ 2,08 bilhões), ou 1,87 euros por ação no primeiro trimestre de 2021. O resultado representa alta de 93% na comparação com igual período do ano anterior, quando foi reportado lucro líquido de 885 milhões de euros, ou 0,97 euros por ação.

O Ebitda (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) aumentou 31%, de 2,428 bilhões de euros para 3,176 bilhões de euros. Já o indicador que também exclui itens especiais foi de 3,181 bilhões de euros no trimestre, 23% acima dos 2,579 bilhões de euros registrados um ano antes.

A empresa informou, ainda, que o Ebit (receita operacional antes de itens especiais) aumentou 855 milhões de euros, para 2,3 bilhões de euros. As vendas da companhia também subiram na ordem de 16%, de 16,753 bilhões de euros para 19,4 bilhões de euros nos primeiros três meses do ano.

O conglomerado químico atribuiu os resultados ao crescimento no volume de vendas e aumento nos preços de seus produtos. Além disso, destaca os ganhos dos segmentos de Materiais e Produtos Químicos e o de Tecnologias de Superfície, que foi beneficiado pela recuperação da produção automotiva global.

Em comunicado enviado à imprensa e a investidores, a Basf informou que a Diretoria Executiva da empresa e o Conselho Fiscal vão propor na Assembleia Geral de Acionistas pagamento de dividendos de 3,30 euros por ação sobre o exercício de 2020, o mesmo valor pago em 2019. Se a proposta for aprovada, cerca de 3 bilhões de euros serão pagos aos acionistas em 4 de maio.

As vendas no segmento de Produtos Químicos aumentaram 16%, para 2,7 bilhões de euros no trimestre, com a recuperação na demanda e crescimento significativo nos preços. Em Materiais, as vendas cresceram 20%, para 3,4 bilhões de euros, enquanto em Soluções Industriais a receita ficou estável ante o primeiro trimestre do ano passado, a 2,1 bilhões de euros.

O segmento de Tecnologias de Superfície registrou alta de 37% nas vendas, para 5,9 bilhões de euros, e o setor de Nutrition & Care teve queda de 3% na receita, afetada principalmente pela variação cambial. A Basf disse, ainda, que o segmento de Soluções para Agricultura teve alta de 1% nas vendas, para 2,8 bilhões de euros e o de Outros Produtos cresceu 12%, para 783 milhões de euros.

Para o ano fiscal de 2021, a companhia revisou para cima as suas projeções, com base na conjuntura de recuperação econômica global, apesar do aumento no número de casos de covid-19 pelo mundo. Agora, a Basf espera que as vendas cresçam entre 68 bilhões de euros e 71 bilhões de euros. Já a estimativa para o Ebit, sem os itens especiais, é de que fique entre 5 bilhões e 5,8 bilhões de euros este ano.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar