Mercado

KuibyshevAzot abriu uma fábrica na Rússia para a produção de ácido sulfúrico

A KuibyshevAzot (região de Samara- Rússia) colocou em operação uma planta para a produção de ácido sulfúrico grau “K” e óleo melhorado. O projeto, que contou com financiamento do VEB.RF e do Gazprombank, tornou-se um negócio piloto aprovado para implantação na Fábrica de Project Finance, de acordo com comunicado da empresa. A cerimônia solene de lançamento da nova produção em operação ocorreu no dia 2 de dezembro de 2020.

A capacidade de produção anual é de 140 mil toneladas de ácido sulfúrico grau “K” e 360 ​​mil toneladas de óleo beneficiado. Os produtos resultantes são usados ​​para a produção de caprolactama e, posteriormente, para fibras e fios de poliamida. O objetivo do projeto é fornecer matéria-prima e aumentar a produção de caprolactama e seus produtos de processamento.

A construção de uma unidade de produção de ácido sulfúrico também garantirá a segurança das matérias-primas e a operação estável do KuibyshevAzot PJSC ao longo de toda a cadeia tecnológica de produtos substitutos de importação. A implementação do projeto aumentará o pagamento de impostos para o orçamento e o emprego na área de empregos de alta tecnologia. 45% dos produtos finais da KuibyshevAzot são exportados.

Os investimentos no projeto chegam a 8,6 bilhões de rublos, dos quais 4,7 bilhões de rublos foram levantados na forma de empréstimos do Gazprombank e VEB.RF no âmbito da Project Finance Factory. O contrato de empréstimo sindicalizado foi assinado no Fórum de Investimento Russo em Sochi em fevereiro de 2019 (consulte Plastinfo.ru datado de 18 de fevereiro de 2020). O montante total aprovado de financiamento do VEB.RF é de 3,8 bilhões de rublos, a participação no sindicato é de 2,5 bilhões de rublos. O financiamento do projeto do Gazprombank é fornecido no valor de mais de 2,2 bilhões de rublos por um período de 10 anos.

“O principal objetivo do VEB.RF é maximizar os investimentos em projetos que afetam a implementação de metas nacionais. Nossa tarefa é fornecer até 3 trilhões de rublos para a economia, bem como criar condições para atrair 10 trilhões de rublos de investimentos até 2025 com base no cofinanciamento com bancos comerciais.

Até o momento, o VEB.RF e os bancos parceiros aprovaram 11 projetos no valor de 930 bilhões de rublos, e o primeiro deles já está entrando na fase operacional. O projeto da empresa Togliatti é a primeira transação aprovada para implementação no âmbito da Project Finance Factory. Estamos satisfeitos com esta parceria e – o GPB de investimento concordou rapidamente, antes do cronograma de produção lançado “, – disse o presidente VEB.RF Igor Shuvalov.

“O Gazprombank foi o primeiro a iniciar a implementação dos projetos dos seus clientes no âmbito da Project Finance Factory. Todas as equipes envolvidas no projeto – KuibyshevAzot, VEB.RF e Gazprombank – confirmaram seu profissionalismo e disponibilidade para inovar. A preparação e implementação eficazes da transação, levando em consideração um mecanismo financeiro completamente novo para o mercado, estabeleceram as bases para sua ampliação para outros projetos ”, disse Vyacheslav Okhotin.

“Esta produção foi lançada 7 meses antes do previsto. Constitui uma nova página na história da empresa, pois permitirá criar uma produção própria de ácido sulfúrico e oleum melhorado, formando uma base de matéria-prima confiável, que servirá de base para expandir a produção, reduzindo custos, melhorando a qualidade de produtos que a empresa fornece aos consumidores em todo o mundo. Quero agradecer a você, Igor Ivanovich, VEB Corporation, por seu grande apoio na implementação deste projeto.

Literalmente há um ano, foram assinados acordos entre a empresa, o VEB e o Gazprombank para a implementação deste projeto. E hoje já estamos presentes aqui na abertura, – disse Viktor Kudryashov, Presidente do Governo da Região de Samara. “Em muitos aspectos, a ideia do projeto tornou-se realidade porque o estamos implementando no território de desenvolvimento social e econômico prioritário de Togliatti, a empresa recebe substanciais benefícios fiscais do orçamento regional”.

“O projeto visa aumentar a competitividade e o potencial de exportação da única cadeia tecnológica russa da caprolactama e poliamida aos fios e tecidos, criada pela KuibyshevAzot PJSC. Nosso trabalho conjunto com os parceiros VEB.RF e Gazprombank tem demonstrado o alto profissionalismo das equipes no âmbito do programa estadual “Fábrica de Financiamento de Projetos”. É muito importante para nós que o mecanismo de “fábrica” nos tenha permitido atrair recursos para o local de produção para a introdução de tecnologias avançadas que garantem um elevado nível de segurança industrial e ambiental ”, frisou Alexander Gerasimenko.

De referir que a tecnologia de produção progressiva aplicada garante uma redução de 3,5 vezes nas emissões atmosféricas mesmo em relação às melhores tecnologias disponíveis (BAT). O projeto utilizou equipamentos com parâmetros ótimos de matéria-prima, recursos energéticos e qualidade dos produtos obtidos, com garantia de emissões, efluentes e resíduos ótimos admissíveis.

KuibyshevAzot é uma das empresas líderes na indústria química russa, produzindo caprolactama e seus produtos de processamento (poliamida-6, fios técnicos de alta resistência, tecido de cordão, plásticos de engenharia); fertilizantes de amônia e nitrogênio (nitrato de amônio, carbamida, sulfato de amônio, UAN).

Fonte
Plastinfo
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar