Mercado

Ganhos da Chemours sobem com dióxido de titânio e fluoroquímicos

Chemours (Wilmington, Delaware) reporta lucro líquido de US $ 19 milhões no quarto trimestre, acima de uma perda de US $ 317 milhões no mesmo trimestre do ano anterior, sobre vendas de US $ 1,337 bilhão, queda de 1% ano a ano (ano anterior), de acordo com Chemweek.

O lucro líquido ajustado totalizou US $ 103 milhões, um aumento de 12% no período homólogo de US $ 92 milhões devido ao maior volume, menor custo e impacto cambial favorável, parcialmente compensado por preços médios mais baixos, diz a empresa. O lucro ajustado por ação chegou a US $ 0,61, bem acima da estimativa média dos analistas de US $ 0,36, compilada pela Zacks Investment Research.

“Terminamos 2020 com um impulso sólido, pois a recuperação global impulsionou a demanda em nossos principais mercados finais”, disse o presidente e CEO Mark Vergnano. “Nossa perspectiva busca um equilíbrio entre a recuperação e a incerteza natural na progressão da pandemia global de COVID-19”.

A Chemours espera um EBITDA ajustado para todo o ano de 2021 de US $ 1,15 bilhão, acima dos US $ 879 milhões em 2020, e EPS ajustado entre US $ 2,40-3,12, acima de US $ 1,98 em 2020.

A empresa também anunciou que dividiu seu segmento de fluoroprodutos em dois novos segmentos de relatórios, soluções térmicas e especializadas (TSS), anteriormente fluoroquímicos, e materiais de desempenho avançado (APM), anteriormente fluoropolímeros. Chemours diz que a mudança “permite uma abordagem centrada no cliente aprimorada, foco de gerenciamento e tomada de decisões, forte alocação de recursos e maior transparência e responsabilidade”.

As vendas do segmento de tecnologias de titânio totalizaram US $ 691 milhões, um aumento de 13% no ano. O volume aumentou 17% com relação à recuperação sob demanda nos mercados de tintas imobiliárias, laminados e plásticos. Os preços médios globais de venda caíram 6% no ano. O EBITDA ajustado aumentou 30% no período, para US $ 149 milhões.

As vendas no segmento de soluções térmicas e especializadas (TSS) totalizaram US $ 272 milhões, queda de 6% no ano. O volume ficou estável, enquanto o preço caiu 7%, principalmente como resultado de ajustes de preços contratuais para refrigerantes, bem como mix de produtos e clientes. O EBITDA ajustado aumentou 28% no ano para US $ 105 milhões, impulsionado pelo melhor desempenho de custo do aumento da produção do Opteon em Corpus Christi, Texas, que mais do que compensou o impacto do preço reduzido, diz Chemours.

As vendas do segmento APM caíram 14% no ano, para US $ 279 milhões. Volume e preço caíram 10% e 6% no ano, respectivamente. A pandemia COVID-19 continuou a pesar sobre a demanda, mas o impacto moderou a recuperação global ganhou impulso nos principais mercados finais. O EBITDA ajustado diminuiu 29% no ano para US $ 25 milhões, principalmente na redução das vendas líquidas, parcialmente compensado por um melhor desempenho operacional e ações de redução de custos.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar