Mercado

Cerca de metade da produção de petróleo e gás do Golfo do México dos EUA é desativada antes do furacão Zeta

Aproximadamente metade de toda a produção de petróleo e gás do Golfo do México dos EUA foi fechada em 27 de outubro antes da tempestade tropical Zeta, que deve se transformar novamente em um furacão antes de atingir o sudeste da Louisiana.

Uma estimativa de 915 mil barris/dia de produção de petróleo e 1.500 milhões de pés cúbicos/dia de produção de gás natural foi fechada, refletindo 49,45% e 55,35% da produção do Golfo dos EUA, respectivamente, de acordo com o Bureau of Safety and Environmental Enforcement dos EUA. Cerca de 25% de as plataformas e sondas do Golfo, ou 157 instalações, foram evacuadas até agora, disse o BSEE, com mais a caminho.

Chevron, Shell, BP, BHP, Murphy Oil e Equinor confirmaram que fecharam as plataformas e a produção antes da tempestade. A BP e a Chevron estão entre os que fecharam todas as suas plataformas operadas.

“Em preparação para a tempestade tropical, começamos a evacuar todo o pessoal de nossas plataformas do Golfo do México operadas pela Chevron e fechamos as instalações”, disse a Chevron em um comunicado.

A BP disse que estava fechando suas quatro plataformas operadas – Atlantis, Mad Dog, Na Kika e Thunder Horse – e evacuando o pessoal.

A Shell, por outro lado, só está fechando seu Stones FPSO até agora, que por acaso é o projeto do Golfo que fica mais distante da costa.

“Como medida de precaução em nosso ativo Stones, começamos a evacuar o pessoal não essencial e encerramos a produção”, disse a porta-voz da Shell, Cindy Babski, em um comunicado em 27 de outubro. “Pausamos com segurança algumas de nossas operações de perfuração e atualmente não temos nenhum outro impacto em nossa produção no Golfo do México. “

A porta-voz da BHP, Judy Dane, disse que a empresa australiana fechou e evacuou seu Shenzi e Neptune, enquanto a Equinor disse que encerrou a produção em sua plataforma Titan.

A porta-voz de Murphy, Megan Larson, disse que a produção offshore está “evacuando e fechando certas instalações”, mas não citou ativos específicos.

A Occidental Petroleum foi mais vaga, dizendo em um comunicado: “Todas as nossas instalações têm planos de se preparar para eventos relacionados ao clima, e aqueles no caminho potencial da tempestade estão implementando esses procedimentos.”

Os volumes de petróleo e gás no Golfo dos EUA serão mais uma vez interrompidos após a temporada recorde de furacões no Atlântico em 2020. Zeta é a 27ª tempestade nomeada do ano, batendo o recorde de 2005 com mais de um mês restante na temporada.

No início de outubro, o furacão Delta forçou o fechamento de mais de 90% dos quase 1,9 milhão de b/d de produção de petróleo do Golfo dos Estados Unidos, mas não se espera que a Zeta desligue tanta produção.

O Zeta se fortaleceu e se tornou um furacão de categoria 1 em 26 de outubro, antes de atingir a península de Yucatán, no México, e voltar ao status de tempestade tropical.

O Zeta deve se tornar um furacão mais tarde em 27 de outubro e fazer uma segunda aterrisagem no final de 28 de outubro próximo ao sudeste da Louisiana, de acordo com o National Hurricane Center.

As tempestades nomeadas Delta, Beta, Sally, Marco, Laura, Hanna e Cristobal interromperam as atividades no Golfo de junho a outubro.

A atual trajetória do furacão atinge aproximadamente 2,7 milhões de barris/dia de capacidade de refino, principalmente na Louisiana.

As refinarias continuam monitorando a tempestade, com base em seus planos de preparação e resposta ao furacão.

“Estamos monitorando de perto a Tempestade Tropical Zeta. As operações atualmente estão normais”, disse o porta-voz da ExxonMobil, Jeremy Eikenberry, sobre o status de sua planta de 517.000 b/d em Baton Rouge, Louisiana.

A Shell disse que planeja continuar operando suas refinarias e plantas petroquímicas na Louisiana e no Alabama durante a tempestade.

As decisões de desacelerar ou fechar a usina, dependendo da intensidade, localização e tempo de chegada da tempestade, provavelmente serão tomadas nas próximas 24 horas, disseram fontes familiarizadas com as operações em várias refinarias.

A Refinaria Lake Charles da Citgo Petroleum em Louisiana está off-line desde que sofreu danos causados ​​pelo furacão Laura em agosto, embora a refinaria deva voltar a funcionar em cerca de uma semana. A refinaria Alliance Phillips 66 em Belle Chasse, Louisiana também permanece off-line para manutenção trabalhos.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar