Legislação

ECHA enviará proposta de restrição de microplásticos à Comissão da UE

A Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA; Helsinque, Finlândia) afirma que enviará sua proposta de restrição aos microplásticos à Comissão Europeia após a adoção da proposta pelos dois comitês da ECHA.

De acordo com a ECHA, seu Comitê de Análise Socioeconômica (SEAC) adotou um parecer sobre uma proposta de restrição que proibiria os microplásticos em produtos como cosméticos, detergentes e fertilizantes e poderia levar à proibição de seu uso como enchimento suave em produtos artificiais relvados campos desportivos. O objetivo da restrição proposta é evitar mais de 500.000 toneladas métricas de liberação de microplásticos adicionados intencionalmente ao longo de um período de 20 anos, afirma a ECHA.

No início deste ano, o Comitê de Avaliação de Risco (RAC) da ECHA concluiu que uma restrição em toda a UE nos termos da legislação de Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH) da UE é o meio mais apropriado para lidar com o risco de bilhões de pequenos, partículas sólidas de plástico poluindo o meio ambiente. O SEAC também chegou a conclusões sobre os benefícios e custos esperados para a sociedade da proposta, afirma.

A ECHA observa que outros produtos, como tintas e tintas, também podem conter microplásticos, mas seu uso nem sempre leva a liberações ambientais, portanto, esses usos não devem ser proibidos, mas precisam ser relatados à ECHA para garantir que as liberações residuais sejam monitoradas e possam ser controlado. Os fornecedores também seriam obrigados a fornecer instruções sobre como as liberações residuais podem ser minimizadas, diz ele.

O custo total da restrição para a sociedade europeia, ao longo de um período de 20 anos, é estimado em EUR10,8 bilhões (USD13,1 bilhões) ou EUR19,1 bilhões dependendo de como os riscos ambientais do material de enchimento granular, principalmente da fragmentação pneus de carro, são abordados, ECHA diz. Os custos cobrem a necessidade de reformular as misturas e substituir os microplásticos por materiais alternativos, e a necessidade das autoridades fazerem cumprir a restrição, afirma.

As restrições ao abrigo do REACH são propostas pela Comissão, votadas pelos Estados-Membros da UE no comité REACH e examinadas pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar