Geopolítica

Tensões no leste do Mediterrâneo aumentam com a assinatura de acordo de fronteira marítima entre Grécia e Egito

As tensões no Mediterrâneo Oriental, rico em gás, continuam a aumentar após acordo assinado em 6 de agosto entre a Grécia e Egito sobre a delimitação das zonas marítimas entre os dois países.

O acordo – cujos detalhes não foram divulgados – segue um polêmico memorando de entendimento entre a Turquia e a Líbia no final de 2019 para estabelecer uma zona econômica exclusiva (ZEE) no Mediterrâneo Oriental.

O Mediterrâneo Oriental é o lar de inúmeras acumulações de gás de alto perfil, incluindo o campo supergigante 30 Tcf Zohr, na costa do Egito, e uma série de descobertas de gás importantes na costa de Chipre.

Desentendimentos sobre os direitos de grande parte da área a oeste de Chipre levaram ao aumento das tensões na região, particularmente entre a Grécia e a Turquia, depois que Ancara se comprometeu a realizar trabalhos sísmicos em uma área reivindicada pela Grécia como parte de sua ZEE.

A Turquia concordou no final do mês passado em suspender os trabalhos, dizendo que estava preparada para sentar-se para negociações com a Grécia sobre uma série de questões, incluindo fronteiras marítimas.

O último acordo, entretanto, certamente inflamará a situação novamente, com o ministro egípcio das Relações Exteriores, Sameh Shoukry, dizendo que o acordo com a Grécia permitiria aos países avançar com os planos de exploração de hidrocarbonetos.

Ancara criticou o acordo marítimo Grécia-Egito, e seu Ministério das Relações Exteriores disse que uma fronteira marítima entre a Grécia e o Egito “não existe”.

“Não há dúvida de que a Turquia não permitirá qualquer atividade na área em questão e continuará resolutamente a defender seus direitos e interesses legítimos no Mediterrâneo Oriental”, afirmou.

Fonte
S&P Global
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar