Geopolítica

Presidente da Bielorrússia promete nova infraestrutura de petróleo e gás até 2025

O presidente Alexander Lukashenko disse que a Bielorrússia desenvolverá nova infraestrutura de petróleo e gás até 2025, durante um discurso ao parlamento e ao país em 4 de agosto.

A Bielorrússia espera aumentar as opções de fornecimento depois que as disputas com a Rússia atingirem os volumes de fornecimento. Como rota de trânsito fundamental, a tensão entre a Rússia e a Bielorrússia também aumenta os riscos de fornecimento de petróleo e gás da Rússia para a Europa.

Lukashenko acrescentou que as disputas de petróleo com a Rússia custaram ao orçamento do estado 1,5 bilhão de rublos bielorrussos, o equivalente a cerca de US$ 614 milhões.

As entregas de petróleo russo para a Bielorrússia caíram 37,4% em janeiro-julho, para 6,14 milhões de toneladas. de acordo com dados preliminares do ministério da energia russo. Isso é o equivalente a cerca de 211.313 b/dia.

Os volumes caíram depois que a Bielorrússia protestou que haveria uma queda significativa nos direitos aduaneiros do petróleo em 2020, como resultado de alterações na tributação russa.

Para compensar as entregas mais baixas da Rússia, a Bielorrússia aumentou ativamente as remessas de petróleo de outros produtores que não a Rússia em 2020. Recebeu entregas da Arábia Saudita, Noruega, Azerbaijão e EUA, com suprimentos alternativos totalizando mais de 1 milhão de toneladas, ou 7,33 milhões de barris desde o início de 2020.

As rotas alternativas de fornecimento incluem a entrega por navio-tanque ao porto lituano de Klaipeda, depois por trem à refinaria de Naftan, ou ao porto de Odessa e a Mozyr por oleoduto. A Bielorrússia também discutiu a opção de suprimentos reversos da Polônia através do oleoduto Druzhba.

Fonte
S&P Global
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar