Itafos Inc. anunciou dia 30 de setembro uma interrupção no fornecimento de ácido sulfúrico para Conda da mina Kennecott da Rio Tinto.
Conda atende aproximadamente 40% de suas necessidades de ácido sulfúrico de volumes produzidos internamente e aproximadamente 60% de uma combinação de volumes recebidos da mina Kennecott da Rio Tinto sob um contrato de fornecimento de longo prazo e volumes adquiridos de outros produtores terceiros. Em 28 de setembro de 2021, a Rio Tinto anunciou que declarou força maior nos embarques de cátodo de cobre e ácido sulfúrico de sua mina Kennecott depois que a fundição foi fechada em 21 de setembro de 2021 após o lançamento de cobre fundido. De acordo com o anúncio, a Rio Tinto está atualmente avaliando o trabalho necessário para reiniciar com segurança as operações na fundição e está trabalhando em estreita colaboração com seus clientes para minimizar quaisquer impactos.
A empresa tem trabalhado e continuará trabalhando para mitigar potenciais efeitos adversos da interrupção no fornecimento de ácido sulfúrico para Conda da mina Kennecott da Rio Tinto. Além disso, a Empresa está avaliando o impacto geral esperado de tal interrupção no fornecimento de ácido sulfúrico, incluindo se uma atualização em sua orientação para 2021 é necessária.