Demanda

Mais de 70% da indústria têm dificuldade de obter insumos e matérias-primas

Levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que mais de 70% das empresas do setor industrial tem dificuldades em obter insumos e matérias-primas nacionais e importados. Eis a íntegra (3 MB).

De acordo com a entidade, 73% das empresas da indústria geral (extrativa e de transformação) e 72% do setor de construção enfrentam essas barreiras.

A maioria das companhias entrevistadas (42%) disse que a situação deve se normalizar só no 2º semestre. Outros 37% esperam que seja no 1º semestre.

DIFICULDADES DE ATENDER CLIENTES
Em fevereiro, 45% das empresas da indústria geral afirmaram ter dificuldade em atender parte da demanda. O percentual é menor do que em novembro, quando outra pesquisa anterior registrou dificuldades para 54%. Na indústria da construção, 30% das empresas relataram dificuldade.

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, houve frustração nas expectativas de normalização das cadeias produtivas nacionais no 1º semestre de 2021. Ele afirmou que, na 1ª onda de covid-19, a compra de insumos pelas empresas foi cancelada e os estoques foram reduzidos.

Ele afirmou que a desvalorização do real tornou as exportações mais atrativas e redirecionou parte do fornecimento de matérias-primas, insumos e produtos finais ao mercado internacional e aumentou o custo dos insumos e matérias-primas importados para as indústrias brasileiras.

De acordo com a pesquisa, 65% das empresas da indústria geral que utilizam insumos importados, estão com dificuldades para conseguir insumos, mesmo pagando mais caro. Esse percentual sobe para 79% das empresas no setor de construção que precisam importar insumos ou matérias-primas.

“O resultado foi um aumento ainda mais acentuado de preços e uma dificuldade ainda maior de obter os insumos e matérias-primas”, afirmou o presidente da CNI.

METODOLOGIA
A pesquisa foi feita com 1.782 empresas da indústria geral ao longo de fevereiro, sendo 739 pequenas, 615 médias e 428 grandes. Foram entrevistadas 436 empresas de construção, sendo 150 pequenas, 190 médias e 96 grandes. O período de coleta foi de 1º a 12 de fevereiro de 2021

Fonte
Poder360
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar